sábado, outubro 21, 2006

Sargão de Acádia (Cérebro)

Sargão de Acádia (2334 a.C. - 2279 a.C.) foi o primeiro homem que se conhece a construir um Império, por isso, passa a ser o primeiro Cérebro da nossa lista, que termina (por enquanto) com o George W. Bush. Como poucos sabem e quase ninguém conhece a história desse cérebre homem, mas a história de vida dele é muito baseado nas lendas. Ele fundou o Império que ficava na região de Tigre e Eufrates, chegando até a atual Turquia, cujo o nome é Suméria. Ele teve o grande gênio militar que teve a audácia de unir Suméria e Ágade, bem como conquistou o território dos Assírios.

A "lenda de Sargão" sumeriana credita La'ibum como sendo seu pai. Ela descreve como Sargão tornou-se o copeiro de Ur-Zababa, rei de Kish, cidade suméria: Sargão tem um sonho em que é favorecido pela deusa Inana, que afoga Ur-Zababa num rio de sangue. Ele conta a Ur-Zababa sobre o sonho, e o rei de Kish tenta eliminar Sargão, mas é detido por Inana. Ur-Zababa então despacha Sargão ao rei de Uruk, Lugal-zage-si, com uma mensagem numa tabuinha de argila determinando a morte do enviado. Contudo, o envelope ainda não havia sido inventado... – a lenda parece terminar abruptamente nesse ponto, provavelmente descrevendo, em última instância, como Sargão se torna rei.

Da lista de reis da Suméria: "Em Ágade, Sargão, cujo pai era um jardineiro, o copeiro de Ur-Zababa, tornou-se rei, o rei de Ágade, aquele que construiu Ágade; ele reinou por 56 anos." Curiosamente, todavia, Ur-Zababa e Lugal-zage-si, apesar de ambos estarem presentes, listados como reis, colocam-se distantes um do outro, separados por várias gerações – talvez Ur-Zababa na verdade tenha continuado a viver no palácio de Kish longos anos, mesmo após perder o reinado da Suméria. Sargão é o sucessor de Lugal-zage-si e o fundador de uma nova dinastia: seus filhos são Rimush e Manishtushu. Sua filha, Enheduana, foi autora de vários hinos acádios. Essa é a lenda que sustentou a divina história de Sargão por milhares de anos e se sustentou até hoje, mas como costumo ler Sherlock Holmes, e tenho uma grande dedução investigativa, O divino Sargão, que um dia era copeiro do rei de Ur, dominou o reinado através do grande golpe de correspondência (assim chamamos). Bom existe essa e milhares de outras lendas que retratam as origens do poder de Sargão.

Enquanto era desconhecido, exatamente como Sargão veio ao poder, ele logo atacou Uruk, outra famosa cidade do Oriente, de onde reinava o Lugal Zaze Si. Lugal, com apenas cinquenta homena para se defender, foi derrotado por Sargão e depois capturado e morto e exposto na porta de Enlil. Depois ele atacou Ur, Lagash e por fim atacou Umma. Depois de todas estas conquitas, ele lavou suas mãos no Golfo Pérsico para mostrar que conquitou a Suméria por sua totalidade. Sargon escolhia Acadianos para auxiliar no governo do Império Sumeriano e adotou a chamada língua franca, como a oficial de todos os manuscritos de toda Mesopotâmia. No final, Sargão dominou terras na região da Assíria, conforme tinha dito anteriormente e também a região do atual Irã, formando por fim, o grande Império da Mesopotâmia ou o Império da Acádia. Acho interessante que fatos como esse são pouquíssimos comentados nos livros de história.

Veja também o mapa do Império Acadiano clicando aqui ou na imagem ao lado. Mas é bom lembrar que as legendas são em alemão. Analisando o mapa, veremos que o Império Acadiano foi o berço de civilizações antigas muito famosas que nós conhecemos, como os egípcios, israelitas, árabes até mesmo, os gregos. Sargão teve um papel muito importante na formação de várias civilizações, pois ele respeitava as culturas locais. Mas isso não impediu o estouro de revoltas internas e dos ataque dos Guti que desmoronaram o Império Acadiano um século depois da Glória do Sargão de Acádia, que fora conhecido por muitos como o soberano dos quatro cantos da terra.

Nenhum comentário: