Vamos começar as primeiras manifestações tiranas ocorridas ainda antes da invenção da escrita. Ainda na Idade dos Metais, que começou a partir de 6000 a.C., o qual se deu o fim do período do Neolítico ou a Idade da Pedra Polida. Até então, as sociedades eram organizadas de forma com que todos possam compartilhar tudo o que é consumido na comunidade. Não existia hierarquia e nem privilégios. O chefe tinha função de resolver conflitos internos e garantir a qualidade de vida para a comunidade. No Neolítico, não existia a desigualdade social e ninguém passava a necessidade, a não ser se toda a comunidade passasse junto. Coisas que na "civilização moderna" não existe.
Foi a partir da Idade dos Metais que o homem passou a dominar as técnicas de fundir os metais, como o cobre, estanho, bronze e por último, o ferro. Naquela época surgiram os primeiros utensílios de metal. Foi naquela época que também foi inventada a faca, a espada e a lança, que podem ser usados para atividades domésticas, para caça e pesca, mas também usados para a guerra, com objetivo de conquistar as terras de outros povos. Foi naquela época que ocorreu também a revolução urbana, no qual as aldeias agrícolas passaram a formas as primeiras cidades e centros urbanos. Isso aconteceu no Oriente Médio, no Andes e na América Central, onde ocorreram a formação de primeiras cidades. No Oriente Médio, surgiu o conceito de cidades-estado, onde a estrutura social passou a ser mais complexa. Bom lembrar que a metalurgia, a ciência que estuda o processo de fundição do ferro, surgiu por volta de 1500 a.C, onde o homem passou a dominar a fundição do ferro.
Foi nesta mesma época que surgiu civilizações como Suméria e cidades como Ur, Uruk, Nipur e Lagash. A Suméria foi a civlização de deu origem a várias outras, como a Egípcia, Semita, Árabe e até mesmo a Chinesa. Nesta época, vamos nos lembrar dos personagens como o Sargão de Acádia, que dominou várias terras da Mesopotâmia e Agade (região que corresponde ao atual Iraque). Vamos também falarmos do Gilgamesh, uma das provas de que a história da Arca de Noé realmente é verídica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário